COMPROMISSO TOTAL COM A PALAVRA DE DEUS
Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o coração à vontade revelada de Deus; sem dúvida alguma, eles não praticam injustiças e andam sempre pelo caminho do Senhor. Sl 119:2-3. (BÍBLIA VIVA)
A segunda bem aventurança é um desdobramento da primeira, construída a partir do paralelismo característico da poesia hebraica. Aqui, a fonte do comportamento é declarada. A dialética do exterior e interior é afirmada. O comportamento sem atitude não seria suficiente. A atitude sem comportamento não seria suficiente. Na verdade, o salmo assume que não se pode ter um comportamento caracterizado pela integridade sem a atitude correta do coração; e não se pode ter a atitude correta do coração sem que isso seja expresso externamente.
Integridade é estar inteiro, uno, no esforço de seguir o ensinamento do Senhor. O contrário disso seria hipocrisia, que é um estado de espírito e vida em que uma aparência externa da verdade ou da retidão encobre a mentira ou a maldade escondida. Por isso Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai, pois a boca fala do que o coração está cheio. Do bom tesouro do nosso coração tiramos coisas boas ou más. Essa é a razão porque de tudo o que se deve guardar devemos montar guarda no nosso coração, já que dele procedem as saídas da vida.
Em outras palavras, é feliz aquele ou aquela que se esforça por ter um compromisso total, incondicional com a Palavra de Deus. Que a utiliza como guia nos atos da vida cotidiana, onde temos que enfrentar os desafios de aplicar a lei de Deus a situações embaraçosas. É claro que isso não significa que o crente não peca mais. O salmista não está dizendo que somos perfeitos. João nos lembra que aquele que diz que não tem pecado é mentiroso. O que se afirma é o compromisso com a verdade revelada de Deus, a humilde submissão aos seus mandamentos. Portanto, que o nosso compromisso com a Palavra de Deus seja total.
Jânio da Cunha Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário