terça-feira, 3 de dezembro de 2013

GENTE PRECISA DE GENTE

Texto: Ec 4.7-12

INTRODUÇÃO

Outro dia, lendo algumas mensagens no facebook, me deparei com algumas imagens de cachorros, das mais variadas raças, com muitos comentários e curtidas. Curioso, procurei saber quem postava aquelas imagens tão atrativas, habilmente editadas e selecionadas. Foi quando cheguei à comunidade “Prefiro bicho do que de gente”. Achei estranho o mote da comunidade, principalmente por se tratar de uma “comunidade”, e de ela estar construída em uma rede “social”. Nesse momento, lembrei-me do texto de Gênesis “não é bom que o homem esteja só”. Ironicamente, a comunidade revela uma carência essencial no homem pós-moderno: a necessidade de relacionamentos sólidos. O texto que temos diante nós, mostra-nos algumas questões fundamentais, as quais passamos a expor. inicialmente, perguntemos "quais as consequências de se viver isolado?"


I. AS CONSEQUÊNCIAS DO ISOLAMENTO SOCIAL


Para que uma pessoa se convença do valor da convivência social, do envolvimento com outros, é preciso que enxergue as consequências do isolamento social. Quais são as consequências do isolamento social?

1) Pessoas que não cultivam relacionamentos profundos umas com as outras não conseguem atuar com eficiência.

2) O isolamento total é praticamente intolerável para o ser humano adulto – mesmo que suas necessidades físicas sejam supridas.

3) O isolamento social aumenta o risco de morte tanto quanto o cigarro, e mais do que o sedentarismo ou a obesidade. Pessoas com maior isolamento social apresentam um risco maior de mortalidade por qualquer causa, quando comparados com as pessoas de menor isolamento social. 

4) O isolamento social pode contribuir para o desenvolvimento de doenças infecciosas e cardiovasculares, o aumento da pressão arterial e do hormônio do estresse (cortisol), e a deterioração do funcionamento cerebral. Segundo o estudo, a solidão também interfere na pressão, nos níveis de cortisol e outros hormônios, e nos processos inflamatórios do organismo.

II. O BENEFÍCIO DOS RELACIONAMENTOS

Vejamos agora porque é melhor serem dois do que um.

1) Tem melhor paga do seu trabalho – v. 9
Esforço Mútuo

2) Um levanta o companheiro – v. 10
Apoio mútuo

3) Eles se aquentam um ao outro – v. 11
Estímulo mútuo

4) Os dois resistirão ao ataque – v. 12
Força mútua.

CONCLUSÃO

A absoluta necessidade de integração
A absoluta necessidade de relacionamentos benéficos e sólidos.
A absoluta necessidade de relacionamento com Deus, mediante Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ERAM AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO?

O Evangelho de João relata uma passagem da vida de Jesus que leva algumas pessoas a entender que o Espírito Santo não agia entre o povo d...