sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SÉRIE: A NATUREZA RADICAL DA FÉ GENUÍNA - 1ª PARTE: O GRANDE TESTE

"Sacrifício de Isaac", óleo de 1603, pintado por Caravaggio.



TEXTO BÍBLICO: Gn 22:1-3.

INTRODUÇÃO

Este é um dos textos teologicamente mais difíceis do Antigo Testamento. A ordem de Deus não contradiz a lei moral porque o primogênito sempre pertence ao Senhor (Êx 13.11-13); contudo, a ordem é extraordinária, quer moral ou teologicamente.

Somos deixados com inexplicável e amarga compreensão de que a fé demanda radical obediência. A Abraão se pede que se comporte de uma maneira ilógica, absurda e, para dizer o mínimo, não-convencional da perspectiva humana. Dentro da visão bíblica do mundo, contudo, tal comportamento radical prova a verdadeira natureza da fé bíblica. “Abraão se comprometera por meio da aliança de ser obediente ao Senhor, e consagrara seu filho Isaque ao Senhor por meio da circuncisão. O Senhor pôs a fé e a lealdade de seu servo à prova suprema para por meio dela instruir a Abraão, a Isaque e a seus descendentes quanto ao tipo de consagração total aos requerimentos pactuais do Senhor”.

Requer-se de Abraão que se resigne tanto de sua semente “natural” quanto da “sobrenatural”, ao que Deus, consequentemente, responde com provisões e bênçãos para cada um dos filhos.

I. A PRONTIDÃO DE ABRAÃO (V. 1)

1) Os acontecimentos que antecedem o teste.

“E aconteceu, depois destas coisas” 22:1.

Os antecedentes dessa cena são os capítulos 20-21, onde estão narrados os seguintes episódios: Abraão e Abimeleque (20); O nascimento de Isaque (21.1-7); Expulsão de Agar e Ismael e seu livramento miraculoso (21.8-20) e a aliança entre Abraão e Abimeleque (21.22-34).

2) O agente do teste - “que tentou Deus”.

a) Seu nome. Os nomes de Deus são cuidadosamente selecionados para enfatizar aspectos particulares da relação de Deus com seu povo. O nome Deus (Elohim) focaliza Deus como Criador (ver Gn 1.1–2.3). À guisa de contraste, o termo “o Senhor” (yhwh) enfatiza a relação pactual de Deus com Abraão e seus descendentes. Este nome se ajusta ao juramento de Deus de guardar seus comprometimentos pactuais com Abraão (WALTKE, 2010).

b) Seu teste. “A palavra hebraica “provou” não significa “induzir ao erro”. Com um objetivo pessoal, significa “testar alguém para ver se o mesmo prova ser digno” (1 Rs 10.1; 2 Cr 9.1; Dn 1.12, 14). Youngblood sumaria assim: Satanás nos tenta com o fim de nos destruir (1 Pe 5.8; Tg 1.15; Rm 6.23); Deus, porém, nos testa como um meio para revelar nossa obediência (Ex. 15:25, 16:4, Jz 2:22), produzindo temor para gerar piedade (Êx 20:20, Salmos 26:2), descobrindo nossa autenticidade (Deut 8:2; 13: 3 [4]; 2 Cr 32:31), e produzindo nosso bem-estar (Dt 8:16)” (WALTKE, 2010).

3) O paciente do teste.

“a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui”. 

Note aqui: 

a) O chamado de Deus “Abraão!”.

b) A prontidão de Abraão “E ele disse: Eis-me aqui”.


II. O TESTE DE ABRAÃO (V. 2)

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”. 

A identidade do sacrifício – “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas”. 

O local do sacrifício – “e vai-te à terra de Moriá”.

O método do sacrifício – “e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas”. 

O guia ao local do sacrifício – “que eu te direi”.

APLICAÇÃO

A) A fé genuína é radicalmente provada.

B) Fé genuína é uma peregrinação solitária.

C) Fé genuína demanda radical obediência.



Bibliografia

WALTKE, Bruce K. Comentário do antigo testamento: Gênesis. Traduzido por Valter Graciano Martins. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

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