Dai para frente e para trás
através das ruas de Jerusalém, e vede agora, e sabe, e busca em suas praças a
ver se podeis achar um homem, se há alguém que faz justiça, que busque a
verdade, e eu lhe perdoarei. Jeremias 5.1.
Introdução
A palavra hebraica aqui eesh traduzida por homem, é, segundo o
Dr. Lee, "um homem da maior e melhor sorte", o que nos autoriza a
fazer o que o próprio texto sugere - enfatizar a palavra homem. A família
humana é muito grande e sempre se multiplicando, mas verdadeiros homens sempre
foram raros. O profeta agora, quando a maré negra da depravação em Jerusalém
estava em alta, foi orientado a fazer uma pesquisa rápida e sincera entre a
população acerca de um homem, um verdadeiro homem. A passagem sugere três
pensamentos sobre um homem:
I. A ideia divina do homem.
Esta é dada em linguagem própria de Deus no texto. Um homem neste sentido, é alguém
que "faz justiça, que busque a verdade”. Esta linguagem compreende todas
virtudes, a excelência completa da personalidade. Trata-se de
(1) Um esforço sério para
obedecer a vontade divina a medida em que é apreendida, e
(2) Um esforço sério para um
maior conhecimento da vontade divina. Nessas duas coisas - recebendo novas
ideias, a cada momento, da vontade divina, e traduzindo-as para a vida prática,
como elas ocorrem - a perfeição moral de uma criatura consiste. Esta é a ideia
divina de um homem, que envolve a ação harmoniosa do intelecto, do coração, e
todos os poderes ativos. Quão diferente é o ideal divino de um homem prevalecente
popularmente. Compare-o (1) Com o ideal do fisiculturista, que é a força; (2)
com o ideal do secular, que é a riqueza, (3) com o ideal do intelectual, que é
o conhecimento, (4) com o ideal do fútil, que é se mostrar. Em relação ao
último, a juventude moderna do nosso país é uma ilustração dolorosa. Ela
concebe que o cigarro, a bebida, as joias, o traje tem algo a ver em fazer um
homem. Loucos! Não é a estrutura física, a força muscular, as realizações
intelectuais, a opulência secular, nem o vestido esplêndido, que constituem um
homem. A ideia divina do homem tem somente uma realização perfeita na terra,
desde a queda, que é a vida de Cristo.
II. A raridade lamentável de
um homem.
O profeta foi ordenado "a correr para lá e para cá pelas ruas de
Jerusalém, e procurar pelas praças", a fim de encontrar um homem. A cidade
neste momento não havia sido devastada pela guerra, nem tinha os seus
habitantes, tanto quanto sabemos, sido abalados por qualquer circunstância ou
catástrofe; suas ruas ressoavam com o piso de uma numerosa população, suas
grandes praças estavam repletas daqueles que compravam e vendiam, mas em meio a
essa multidão densa, encontrar um homem era um difícil trabalho. Um homem entre
uma população repleta de animais humanos era um objeto raro! Este triste estado
de coisas pode ser considerado em dois aspectos:
Em primeiro lugar, como uma
triste revelação da condição moral de Jerusalém, nos dias do profeta. Parece
que a reforma religiosa provocada por Josias tinha gasto todos os seus
resultados benéficos, e que a idolatria e a corrupção geral se instalou e estava
aumentando. Tal corrupção entre pessoas que tiveram esses privilégios
religiosos, e no próprio cenário do Templo, mostra a maravilhosa paciência de
Deus e a terrível perversidade do coração humano! Este triste estado de coisas
também pode ser considerado,
Em segundo lugar, como o que
representa também a verdade da condição de nossa própria época. A grande
procura de um verdadeiro profeta agora em nosso país seria considerada pelos os
homens - uma pesquisa não no espírito cínica de Diógenes, mas no espírito de
amor de um profeta chorão. Onde, entre os milhões em suas vilas e cidades
populosas você encontra, a qualquer medida, a ideia divina do homem atualizada?
"Em verdade somos um povo caído. Animais mimados, larvas sórdidas,
pedantes literários, pretendentes ocos, borboletas pintadas.
III. O valor social de um
homem. "E eu vou perdoá-lo."
Por causa de um homem, Deus
promete perdoar Jerusalém. O valor de um homem para a sociedade, é em toda a
parte representado na Bíblia.
Em primeiro lugar. Um homem
é uma condição em que Deus favorece a sociedade. Sodoma e Gomorra teriam sido
poupadas se houvesse apenas dez justos. Pelo amor de Jó, o céu perdoou seus
três amigos errantes. Jo 42.7. O princípio recebe a sua ilustração completa na
mediação de Cristo.
Em segundo lugar. Um homem é
um agente pelo qual Deus melhora a condição da sociedade. Sua lei é abençoar o
homem pelo homem. Ele educa, emancipa, purifica, salva o homem pelo homem. Ele
fez Moisés, o libertador de Israel, Elias "os carros de fogo e os
cavalos" para seu país, Paulo o mensageiro de seu Evangelho aos pagãos,
Lutero o libertador de sua religião. O verdadeiro homem é o único verdadeiro
patriota, filantropo, pregador, pai. Não vos enganeis! Não é a proeza de suas
frotas e de seus exércitos, não o gênio e a sabedoria de seus estadistas, e não
o comércio de seus comerciantes, não as descobertas de seus sábios, não a
incrível habilidade de seus artistas e engenheiros, nem mesmo a indústria de
sua população, o que confere os maiores benefícios em seu país e sua raça, são as
virtudes morais, as atividades de justiça, o espírito celeste, as devoções
reverentes de um homem.
Conclusão
Irmão, aprenda com isso
apreciar o objeto sublime da missão de Cristo para a nossa terra, porque ele veio ao mundo para remodelar
os homens ao ideal divino. Foi para fazer verdadeiros homens. Foi para dar a
criatura humana um "coração novo", um "espírito novo" para
regenerar o caráter e transformar o homem segundo a imagem daquele que o criou.
Numa palavra, para atualizar na casa dos milhões o ideal divino do homem.
Trabalho abençoado! Ninguém, mas Cristo poderia realizá-lo. Ele o fez, e está
fazendo isso. A indústria pode tornar o homem um milionário, a educação um
soldado, um artista, um estadista, um sábio, mas só Cristo pode fazer dele um homem.
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